4 de jun. de 2010

ONG Harmonia da Terra lança jogo interativo focado na Carta da Terra


Jogo da Carta da Terra: Educação e estratégia para a sustentabilidade.

Este jogo muito interativo novo foi elaborado pelo Instituto Terra nd Harmonia em parceria com a Cooperação Brasil, duas ONGs brasileiras. Ele pode ser usado como um instrumento único de ensino com adultos, jovens e crianças (acima de 9 anos). O jogo está sendo usado em ocasiões diferentes workshop de formação na parte do sul do Brasil, mas a visão é que ele seja traduzido e amplamente utilizado.

A Carta da Terra do jogo encoraja os jogadores a conhecer e compreender a Carta da Terra através de uma metodologia nova e excitante. A dinâmica do jogo promove o pensamento e as atitudes sobre valores humanos essenciais para construir uma sociedade mais justa e sustentável mundo.


Para alcançar os objetivos do jogo, os jogadores devem praticar a cooperação e interdependência. Ou todos ganham ou perdem todos, em uma situação similar ao que a sociedade contemporânea enfrenta, no âmbito do desafio da sustentabilidade.

Durante o jogo, os jogadores são encorajados a pesquisa e fazer perguntas, procurar as relações entre as questões sociais e ambientais e ações práticas. Em diferentes ocasiões, os jogadores têm de reflectir sobre um princípio CE e vinculá-lo com uma experiência específica de sua vida. Os jogadores aprendem diversos conceitos ecológicos, eficiência energética, reciclagem, de associação e de simbiose. Assim, o jogo contribui para o despertar do conhecimento ecológico e práticas.

O jogo pode envolver pessoas de todas as idades a partir da idade de 9 anos e ter tido grande sucesso com diferentes públicos: alunos de escolas urbanas e rurais, jovens, acadêmicos, professores e profissionais em geral.

O Instituto Harmonia http://www.harmonianaterra.org.br/ É uma ONG com sede em Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. Sua missão é promover ações educativas que possam contribuir para a transformação ética e ecológica da sociedade humana em direção à sustentabilidade. Desde 2004, promove a ecopedagogia cursos e oficinas para escolas públicas e é filiada à Carta da Terra Internacional.


Para mais informações entre em contato com as seguintes pessoas no Instituto Harmonia na Terra:
Patricia Abuhab

Guilherme Blauth

Carta da terra 04/06/2010 tradução HWblog


Um comentário: