25 de set. de 2009

Atletas de quatro países encaram a Oi MEGARAMPA 2009


O garotinho João Victor, de 3 anos, transformou-se numa das atrações da Oi MEGARAMPA

Competição reúne os melhores skatistas e bikers do mundo neste sábado e domingo, no Sambódromo do Anhembi. São esperadas 20 mil pessoas

São Paulo (SP) – Os melhores skatistas do planeta entram em ação, neste sábado e domingo, para a disputa da Oi MEGARAMPA 2009, que será realizada pelo segundo ano consecutivo no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo (SP). Cinco atletas estrangeiros e dez brasileiros desafiarão a rampa de 105 metros de extensão e 27 metros de altura – equivalente a um prédio de nove andares. Também foi programado pelas empresas organizadoras do evento – Brasil1 Esporte, MaxSports e Zoobamboo do Brasil – desafios entre dois dos melhores praticantes do BMX Vertical dos Estados Unidos.

A competição distribuirá premiação total de 95 mil dólares (cerca de R$ 171 mil) e será mostrada ao vivo no sábado, à tarde, pelo SporTV, e no domingo, entre 11 e 12h30, pela Rede Globo, no programa Esporte Espetacular.

"A modalidade está evoluindo e os atletas cada vez mais experientes, o que garantirá um nível técnico mais elevado em relação à edição do ano passado. Será um grande espetáculo”, avisou o brasileiro Bob Burnquist, vencedor da Oi MEGARAMPA em 2008, na primeira vez que a competição foi realizada no País. Os demais representantes do Brasil são Lincoln Ueda, Edgar "Vovô”, Vítor Simões, Christiano Matheus, Rodrigo "Digo” Menezes, Marcelo Bastos, Pedro Barros, Martin André e Marcelo Kosake.

Os quatro últimos disputam uma eliminatória na tarde desta sexta-feira e os três melhores avançam para as semifinais, que ocorre neste sábado. Os skatistas estrangeiros que competem na passarela do samba paulistano são o australiano Jake Brown, vice-campeão em 2008; o canadense Pierre Luc-Gagnon, e os norte-americanos Adam Taylor, Rob Lorifice e Elliot Sloan. "Tenho certeza que nós, atleta e público, vamos nos divertir bastante”, afirmou Jake Brown. Os bikers convidados são Anthony Napolitan e Kevin Robinson.

Todos os 20 mil ingressos – dez mil para cada dia do evento - distribuídos gratuitamente para a Oi MEGARAMPA 2009 se esgotaram em menos de 24 horas e a expectativa dos organizadores é que as arquibancadas do Sambódromo fiquem lotadas. "Não vejo a hora de ver o público vibrando, já que meus amigos de skate disseram que a torcida brasileira é a mais animada do mundo”, declarou Elliot Sloan, que está no Brasil pela primeira vez. Ele e Pierre Luc-Gagnon estreiam na Oi MEGARAMPA. Os portões serão abertos ao público às 10 horas no sábado, quando haverá as semifinais, e às 8 horas no domingo, dia em que será conhecido o campeão da competição (abaixo a programação completa).

Corrimão – A grande novidade da segunda edição da Oi MEGARAMPA 2009 será uma disputa de corrimão. Ela acontecerá no sábado entre 15h15 e 16 horas e contará pontos para definir o campeão geral da competição. Aberta apenas para skatistas, esta prova de alto grau de dificuldade consiste em dropar (descer) a rampa de 105 metros de extensão e de 27 metros de altura – equivalente a um prédio de nove andares -, ganhar velocidade em uma rampa de salto ("gap”) e realizar uma manobra sobre um corrimão antes de terminar a volta no "quarter”, último obstáculo da rampa.

Bob apoia sustentabilidade no evento – A Oi MEGARAMPA 2009 se caracteriza por ser mais do que apenas um evento esportivo e de entretenimento, já que está programada uma série de ações socioambientais no intuito de promover o conceito de um "mundo autossustentável e mais justo” para seus habitantes.

O skatista Bob Burnquist, conhecido por seu engajamento nestas questões, estará, neste sábado, no estande da WWF-Brasil montado no Sambódromo do Anhembi. O objetivo da visita é firmar seu nome no abaixoassinado promovido pela ONG com a intenção de pressionar os governos mundiais para se posicionarem a favor de um novo acordo global de clima que seja justo, ambicioso e comprometido durante a 15ª Conferência das Partes da Convenção Quadro de Mudanças Climáticas da ONU, que acontecerá em dezembro, na cidade dinamarquesa de Copenhague.

A ação faz parte da campanha denominada de TicTacTicTac, movimento global liderado por ONGs de diversos países que se dedicam a combater o aquecimento global, incluindo aí a WWF-Brasil.

Outras ações são a utilização de madeira com o certificado FSC (em inglês Forest Stewardship Council), que garante a origem legal da madeira proveniente de áreas de manejo florestal, na construção da pista e na confecção dos troféus e o plantio de árvores nativas da Mata Atlântica em quantidade suficiente para absorver todo o CO2 emitido para a realização do evento.

Também faz parte do plano de sustentabilidade da Oi MEGARAMPA 2009 a doação de toda a lona "Sanet” e também de vinil – um total de 4 mil m2 - usadas na sinalização e cenografia do evento para o Projeto Arrastão. Essa ONG trabalha com jovens carentes da periferia de São Paulo e utilizará este material para a fabricação de bolsas, sacolas e outros acessórios. Todo material não orgânico gerado pelo evento será reciclado.

Skate Village - As empresas promotoras do evento organizaram um grande espaço de entretenimento e interação para o público. No Skate Village, como foi batizado, os entusiastas dos esportes de ação encontrarão diversas atividades para se divertir.

Entre as ações programadas, estão sessões de autógrafos com skatistas profissionais – entre eles Bob Burnquist e Edgar "Vovô” –, exposição de shapes (prancha de madeira colocada sobre os eixos do skate), disputas de jogos virtuais e distribuição de brindes (camisetas, chaveiros, adesivos, revistas, etc).

Também estarão alocados no Skate Village estandes de empresas parceiras na realização da Oi MEGARAMPA 2009, que oferecerão personalização de bonés e de paredes por grafiteiros renomados, exposição de óculos e fotografias, clínica de skate para crianças, entre outras formas de atividades.

Todas as pessoas que forem ao evento terão que passar pelo Skate Village, já que os estandes serão montados em uma espécie de "corredor” entre o portão de entrada do Sambódromo do Anhembi e as arquibancadas de onde o público poderá assistir às manobras de bikers e skatistas.

Finger Board - Uma das atrações do Skate Village será um espaço dedicado ao "Finger Board”, ou Skate de Dedo – skate em miniatura similar aos usados pelos atletas profissionais. "Estamos pensando em um formato mais recreativo do que competitivo, em que, ao invés das pessoas competirem entre si, elas sejam estimuladas a acertar certas manobras”, afirmou Marcelo Santos, presidente da Confederação Brasileira de Skate (CBSk). A ação acontece no estande da marca Long Jump.

Atração mirim - O garotinho João Victor, de 3 anos, transformou-se numa das atrações da Oi MEGARAMPA. Ele veio com o pai acompanhar os treinos e mostrou rara habilidade com o skate, realizando manobras que deixaram os profissionais admirados.

Programação

Sábado
10h – Abertura dos portões
10 às 12h - Treinos
12 às 13h – Semifinal no "Gap” de 50 pés
13h30 às 14h15 - Desafio Mega de BMX (aéreo)
15h15 às 16h – Semifinal de Corrimão

Domingo
8h - Abertura dos portões
9h às 10h30 - Treinos
10h30 às 11h – Demo de BMX
11h às 12h30 - Final no Gap de 70 pés

A Oi MEGARAMPA tem o patrocínio da Oi, co-patrocínio de Hawaiian Dreams (HD), Nescau e TNT e supervisão técnica e apoio da Confederação Brasileira de Skate. O evento é uma realização da Brasil1 Esporte, da MaxSports e da Zoobamboo do Brasil em parceria com a Prefeitura de São Paulo e a Secretaria Municipal de Esportes.

Roberto Pierantoni – MTb.: 18.194
E-mail: piera@zdl.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário