14 de jan. de 2010

"A ARTE CAIÇARA DO LITORAL NORTE DE SÃO PAULO" Edimilson um guerreiro caiçara...




Os pais transmitem aos filhos o difícil manuseio do “canivete de roca” e do enxogoiva no litoral norte de São Paulo.
Até há poucos anos era o artesanato, principalmente o de Ubatuba, uma indústria caseira. Fabricavam os artesãos exclusivamente os utensílios que tivessem utilização doméstica. Quando muito produziam algumas peças pedidas para amigos ou turistas.

Hoje os artesãos se dedicam à fabricação de samburás, redes, balaios, jacás, peneiras, gaiolas, abajures, pilões, floreiras, castiçais, gamelas, tipitis, miniaturas, oratórios, chapéus, cestas, auferindo bons lucros.




Os objetos expostos traduzem, inequivocadamente, a grande habilidade dos habitantes das praias e dos sertões do litoral, revelando verdadeiros artistas.





Isolados em regiões inóspitas estes caiçaras-artistas não sofreram a influência da industrialização. Mantiveram seus costumes e graças ao anonimato, sua arte é de fato popular. O serviço de Artesanato mantém acertadamente os artesãos no anonimato, para que não percam esta pureza folclórica evidenciada nos seus trabalhos, embora assista e incentive os valores artísticos.

 O Artesão EDIMILSON ,nas horas vagas!...Ultiliza seu tempo na concepção de peças impars, trabalha a fibra vegetal como ninguem , extraindo e dando formas incriveis a todo este insumo encontrado em abundancia na região da mata atlantica.
 

Edimilson afirma que seu maior sonho era ser um artista reconhecido , porem para sustentar sua casa ele tem que pegar mais pesado no batente, trabalhando de pedreiro durante grande parte do ano ele compôe seu orçamento com o artesanato que vende no verão .
contato hardworldsk8@hotmail.com
12-97733164

Nenhum comentário:

Postar um comentário