5 de jun de 2018

5 DE JUNHO!!! SALVE O MEIO AMBIENTE... Revirando meus arquivos em busca de fontes para escrever algo sobre o dia do meio ambiente, encontrei algumas linhas escritas por mim, que contextualizaram um artigo para uma homenagem a semana do Meio Ambiente realizada na Unisantanna em anos passados.
Encontrei nestes arquivos dois conceitos: O conceito de Comportamento social e o conceito de Gestão Ambiental. Ambos foram, pesquisados, interpretados e contextualizados por mim, na época em que cursava a faculdade de Tecnologia em Gestão Ambiental.
Primeiro conceito: O comportamento social relaciona os seres humanos que precisam da convivência em grupo para adquirir o acúmulo de sucessos das gerações anteriores, transmitido culturalmente, condutas e procedimentos, ou o conjunto das reações observáveis em indivíduos em determinadas circunstâncias inseridos em ambientes controlados ou não. EM FIM o comportamento é definido como o conjunto de reações de um sistema dinâmico em face às interações e realimentações propiciadas pelo meio onde está inserido.
Segundo Conceito: A Gestão Ambiental visa ordenar as atividades humanas para que estas originem o menor impacto possível sobre o meio. Esta organização vai desde a escolha das melhores técnicas até o cumprimento da legislação e a alocação correta de recursos humanos e financeiros. A reflexão que deve ser trabalhada após a leitura destes conceitos pode ser questionada da seguinte forma: O que significa a sociedade para nós e como nos entendemos dentro da sociedade em que vivemos atualmente? Estamos buscando qualidade de vida através de ações e atitudes sustentáveis que preservem o meio ambiente? Ou estamos em um total descontrole de ações globais que interferirão nos diversos Ecossistemas, proporcionando degradações na Biosfera? Você já parou para tentar entender esta cadeia ambiental: Biosfera, Bioma, Biota, Ecossistema, Ecossistemas Naturais, Impactos Ambientais, Poluição Ambiental, Contabilidade Ambiental e Qualidade de vida? Enfim o problema está todo ai! No mau gerenciamento do bem mais precioso que temos: a vida! Seja ela Humana, Espiritual, Social, Política ou Ambiental. Devemos aproveitar esta semana de comemorações ao dia mundial do meio ambiente (5 de junho) para nos posicionarmos em relação a que futuro queremos para as nossas vidas e que tipo de qualidade de vida buscamos. Eu quero viver em um País Justo, com economia equilibrada e sustentável, Sem Corrupção, Com Qualidade de Vida, onde seus risonhos lindos bosques têm mais flores...!!! Fora Políticos Ignorantes e Corruptos * BIOSFERA: Tudo o que vive no ar, no solo, no subsolo e no mar formam a biosfera. SALVE O MEIO AMBIENTE!!!
RTRN2018





Nenhum comentário:

Postar um comentário