16 de out. de 2009

VERDURADA ! Agora no Inferno ...


VERDURADA DE OUTUBRO17/10/2009 – NO INFERNO!!! A Verdurada derrapa mas não breca! Depois de grande expectativa sobre o futuro da Verdurada, o evento volta no dia 17 de outubro (sábado), desta vez num local diferente, o Inferno. Não literalmente. Estamos falando da casa de shows Inferno, na Rua Augusta – 501.


O QUE É A VERDURADA?O Coletivo Verdurada é o responsável pela organização do evento realizado em São Paulo desde 1996. Ele consiste na apresentação de banda (especialmente de hardcore, mas o palco é aberto a outros gêneros) e palestras sobre assuntos políticos, além de oficinas, debates, exposição de vídeos e de arte de conteúdo político e divergente. No final é distribuído um jantar totalmente vegetariano.Este é o mais antigo e talvez o mais importante evento do calendário faça-você-mesmo brasileiro. Isso quer dizer que a organização é totalmente feita pela própria comunidade hardcore-punk-straightedge de São Paulo, que se encarrega tanto do contato com as bandas e palestrantes, quanto da locação do espaço, contratação das equipes de som e divulgação. Tudo sem fins lucrativos ou patrocínios de empresas. A renda é destinada a cobrir os custos e colaborar com atividades e iniciativas realizadas, ou apoiadas pelo coletivo.Os objetivos de quem organiza a verdurada são basicamente dois: mostrar que se pode fazer com sucesso eventos sem o patrocínio de grandes empresas e sem divulgação paga na mídia e levar até o público a música feita pela juventude e as idéias e opiniões de pensadores e ativistas divergentes.

No que diz respeito às bandas, os grandes acontecimentos desta vez serão o retorno triunfal do Bandanos ao Brasil, após sua primeira turnê européia, e a esperada visita a São Paulo das sensações do punk rock nordestino Renegades of Punk e Mahatma Gangue, ambas mostrando mais uma vez por que estão dizendo por aí que o nordeste tem a melhor cena punk/hardcore do País atualmente. Além deles, teremos os reis do grindcore nacional, D.E.R., que promete mais um show memorável, e a promessa do hardcore old school, Ralph Macchio.Também será exibido o documentário “Steal This Film”, que aborda a guerra entre os defensores do compartilhamento de arquivos pela internet, os chamados “piratas”, contra a indústria e os defensores da propriedade intelectual. Um filme crucial para uma época em que os políticos discutem como tirar sua liberdade online. Sobre o “novo” localComo muitos de vocês já devem saber, o antológico galpão do Jabaquara, onde o evento foi realizado entre 2001 e 2009, foi fechado pela prefeitura. Desalojados, passamos os últimos meses procurando um novo local, mais ou menos com as mesmas especificações, onde fosse possível realizar o evento sem abrir mão da qualidade ou dos princípios da Verdurada.Infelizmente, não conseguimos achar um lugar assim a tempo para a Verdurada de outubro. Para não deixar o público ou as bandas convidadas na mão, decidimos excepcionalmente realizar o evento na casa de shows Inferno, que topou abrir mão da venda de bebidas alcoólicas e não interferiu na nossa maneira de fazer as coisas. Pelo que vimos em outros shows do cenário hardcore feitos no Inferno nos últimos tempos, o Inferno não comprometerá em nada a qualidade ou o espírito da Verdurada. Ainda assim, por diversos motivos, continuamos procurando um local novo, que não seja uma casa de shows profissional e acomode bem o público e a organização do evento nos moldes do bom e velho galpão. Isso significa: capacidade para pelo menos 800 pessoas, ter cozinha ou equivalente, banheiros utilizáveis e localização próxima a alguma estação de metrô. Quem encontrar um local assim entrará de graça em todas as Verduradas realizadas por lá até o fim dos tempos. Contamos com a sua ajuda!Agora, vamos à programação!Sábado, 17 de outubro de 2009.Endereço – Inferno: Rua Augusta, 501.Horário: das 16h às 22h.Preço: R$8- Jantar VEGetariANO grátis e venda de material independente.- Por favor, sem cigarros e sem álcool.




Nenhum comentário:

Postar um comentário