15 de out. de 2009

FESTIVAL LENDAS DO ARPOADOR










Nos dias 24 e 25 de outubro acontece no Arpoador um encontro histórico para a comunidade do surf. O encontro reúne os pioneiros da cultura surf no Rio de Janeiro, que plantaram a semente nas décadas de 50 e 60, tendo como berço o Arpex.
Esta galera começou surfando com pranchas conhecidas na época (anos 50) como “porta de igreja”. Depois, vieram as “madeirites” e, finalmente, as pranchas de fibra de vidro.
Este evento, que também teve o legend Daniel Sabá como um dos idealizadores, será uma bela e justa homenagem aos desbravadores que nos presentearam com esse esporte mágico, mudando o estilo de vida de várias gerações.
As presenças dos ilustres homenageados deste ano já estão confirmadas: Arduíno Colasanti, Irencyr Beltrão, Maria Helena, João Cristóvão, Heliana, Piuí, Mario Bração, Marcelo Rabello, Pauleti, Fabio Kerr, Maraca, Fernanda Guerra, João Cristóvão, Tito Rosemberg, Penho, Ceceu Pimentel e Betinho Lustosa.
Além do encontro que homenageia os pioneiros do surf carioca, também acontece um campeonato de Legends em duas modalidades: Pranchinha e Longboard, divididas em três categorias – Master, Pranchinha e Pranchão (45 a 50 anos); Legend, Pranchinha e Pranchão (51 em diante) e Super Legend Pranchão (56 em diante, apenas para convidados).
Haverá uma exposição com pranchas raras dos anos 60 apresentada pelo Museu de Surf de Cabo Frio e pelo Museu Monarca. Entre as raridades, nomes que marcaram a história do surf nestes 50 anos: Surfboards Hawaii, Hobie, São Conrado, Barlan, Hansen, Diffendenfer, Gordon & Smith e as madeirites.
A premiação distribui seis longboards Daniel Friedman, laminados pela empresa RT Glass; duas passagens para o Peru, kits da Redley para todos os finalistas e homenageados, bem como troféus de madeira pinho canadense (réplicas do Pranchão São Conrado) feitos à mão pelo artista Beto Eagle.
As inscrições devem ser feitas por intermédio da Feserj no valor de R$ 60 (sessenta reais) para todas as categorias. Serão 24 inscritos na categoria Master, 24 inscritos na categoria Legend e 16 inscritos na categoria Super Legend.
Para obter mais informações, ligue para a Feserj: (021) 2490-0754 / 8386-0231, falar com Simone.
O evento conta com o apoio das empresas Redley, Kenner, Guaraviton, Mustang 45, Pranchas Daniel Friedman, RT Glass, Mega Energia, Ryno Foam, Pranchas Marea, Ki Doguinho, Casa 2, Tripping Viagens e Turismo, site Waves.Terra e Governo do Estado do Rio de Janeiro e Feserj.
TEXTO E FOTOS: WADY MANSUR (FONTE DIVULGAÇÃO E PORTAL WAVES)

Nenhum comentário:

Postar um comentário