Vitor Cordeiro do estudio Esfinge Tattoo ganha premio em Lisboa, de volta ao Brasil da algumas dicas sobre tatuagens.
Na estação das roupas leves o próprio corpo serve de estampa para novas tendências. A procura pelos estúdios de tatuagens e piercings é bem maior no verão do que no resto do ano. O inverno seria a época ideal para se submeter a um procedimento deste tipo, já que o corpo fica mais coberto e menos exposto ao sol e ao suor.
Por que as pessoas preferem se tatuar no verão? Porque é a hora em que a gente mostra o corpo, vê outras tatuagens, e se anima a fazer. Sempre foi assim em todos os verões. As borboletas são os desenhos preferidos, assim como os desenhos ligados à natureza. As borboletas, além de possuirem um desenho interessante, simbolizam a liberdade, a natureza. Coisas do mar também são muito procuradas.
Antes de se tatuar, saiba que a decisão pode ser definitiva, além de afastar o tatuado da praia por algum tempo. Os mergulhos devem ser suspensos por mais de uma semana. Pegar sol, sem exageros, antes de fazer a tatuagem, é permitido. Não chegue ao extremo de deixar a pele descascar. Depois de fazer a tatuagem, praia, piscina, sol, atividades físicas, caminhada estão proibidos por, pelo menos, 10 dias.
Marcos Xavier (Esfinge Tattoo) reforça
Isso também vale para quem gosta de orelhas, sobrancelhas e umbigos perfurados. Quem aplicou um piercing pode entrar no mar, desde que a água esteja limpa, lavando depois com água doce. Os cuidados de higiene são fundamentais para evitar problemas infecciosos.
Além do uso de precauções universais e das leis que exigem que os menores tenham permissão dos pais, a tatuagem está sujeita a pouquíssimos regulamentos. O alvará de licença para funcionamento geralmente requer que se faça um curso reconhecido pelo Ministério da Saúde sobre a transmissão de doenças infecciosas e a aprovação em um exame, mas nenhum órgão governamental inspeciona os estúdios de tatuagem. As leis permitem que qualquer pessoa compre uma máquina, obtenha o alvará de licença e comece a tatuar, tendo ou não habilidade artística, uma situação que os tatuadores profissionais não aprovam.
• Veja se o estúdio é limpo e profissional.
• Faça perguntas: há uma autoclave? As agulhas e outros materiais são descartáveis? São usados desinfetantes aprovados pela EPA (Agência de Proteção Ambiental)? Os tatuadores usam luvas? Os verdadeiros profissionais não se aborrecem com as perguntas.
• Observe o tatuador e preste atenção às suas medidas de segurança e de higiene.
• Observe o tatuador abrir todas as agulhas antes de começar a trabalhar.
• Pergunte se o pessoal que trabalha no estúdio pertence a alguma associação profissional. Isso não é uma exigência, mas tatuadores que pertencem às associações têm informações atualizadas sobre tendências, inovações e questões de segurança.
Embora o interesse aumente 50% no verão, quem pensa em fazer uma tatuagem deve esperar pelo inverno, a estação mais adequada.
Se eu me arrepender, posso remover a tatuagem?
Tatuagens lindas, dark, engraçadas, sem noção, grandes ou pequenas são um toque de personalidade que vão fazer parte do seu corpo para sempre ou ate que você se arrependa e resolva remover.
Remover uma tatuagem não é tão simples. O procedimento para tirar definitivamente o desenho é a laser e feito por médicos. ?O melhor laser é o de rubi. O número de sessões para apagar uma tatuagem depende do tamanho dela e da cor. As escuras, de cor preta, são as mais fáceis de se remover.
Porém, todo cuidado é pouco. Se o processo não for feito com a técnica adequada, a pele pode ficar com mancha e cicatriz.
A pele nunca fica a mesma quando um desenho é retirado, Porem quem se arrependeu também pode fazer um desenho por cima da tattoo atual.
A LEI>>>
A lei que proíbe essa prática em menores é muito vaga. Enquanto de um lado diz ser permitido tatuagens entre 16 e 18 anos ? não menciona nada sobre infantes talvez por concluírem ser desnecessário ? desde que autorizado pelos pais, de outro lado algumas leis estaduais determinam a proibição total para menores de 18, independente da autorização do responsável.
Mas havendo disposição legal ou não, tal ato infringe o ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE em seu Art. 17:O direito ao respeito consiste na inviolabilidade da integridade física, psíquica e moral da criança e do adolescente, abrangendo a preservação da imagem, da identidade, da autonomia, dos valores, idéias e crenças, dos espaços e objetos pessoais.A lei que proíbe essa prática em menores é muito vaga. Enquanto de um lado diz ser permitido tatuagens entre 16 e 18 anos ? não menciona nada sobre infantes talvez por concluírem ser desnecessário ? desde que autorizado pelos pais, de outro lado algumas leis estaduais determinam a proibição total para menores de 18, independente da autorização do responsável.
Portanto se houver denúncia, os responsáveis responderão pelo crime de lesão corporal previsto no Art. 129 do Código Penal...
ESFINGE TATTOO F:11-27817765
Avenida Conselheiro Carrão nº 3260
Nenhum comentário:
Postar um comentário