30 de out. de 2010

TSUNAMI TERREMOTO a arte ECOEFICIÊNTE de THIAGO Thiago Cóstackz

Outubro . 2010 Mostra Tsunami vs Terremoto no shopping Center 3 em São Paulo/SP Brasil.
De 27/10 a 10/12 de 2010.



Thiago Cóstackz tem 25 anos é artista plástico, ativista ambiental e fundador do primeiro Museu de Eco-Art Sustentável do Mundo (ação que conta com o apoio de artistas de mais de 30 países). Nasceu no Rio Grande do Norte, na velha Nova Amsterdã (Natal-RN), e conhece de perto o que é tentar ser um artista em uma terra pobre, vindo de uma família sem recursos e nada influente. Potiguar de nascimento e cidadão do mundo por opção, sua entrada no mundo da arte confunde-se com sua chegada a este planeta. Muito cedo, começou a bater perna por ai e trabalhou duro aprendendo com os “sábios que habitam esta galáxia.”


De ascendência tcheca e indígena, trabalha com causas sociais e ambientais desde os 10 anos de idade, questões que influenciaram significativamente sua obra e seu direcionamento intelectual. Ainda no RN trabalhou em projetos de inclusão de idosos abandonados e refugiados de guerra vindos da África para o Brasil. Em 2003, fundou a ONG POEMAA (sigla para projeto onírico, ético, musical, artístico e ambiental), que visa incluir pessoas através destes pilares.



A Fundação do primeiro Museu de Arte Contemporânea e Sustentável do Brasil. Qual o real poder transformador da arte? Qual a verdade sobre o que cidadãos comuns podem fazer em sociedade? Os manifestos, as lutas, ficaram no passado? Ou ganharam forma e um novo âmago, em épocas contemporâneas? Será que podemos resgatar a idéia de que mudanças sociais também estão nas mãos do povo?

A idéia de fundar o primeiro Museu de EcoArt Sustentável do Brasil e o primeiro de Arte Contemporânea do Rio Grande do Norte, nasceu do forte envolvimento do Artista Plástico Potiguar Thiago Cóstackz com as causas sociais e ambientais.

Natal-RN, aos 410 anos, não conta com museus de arte, nem uma instituição que democratize a cultura ou inclua pessoas através da arte e da conscientização ambiental. Região com um dos piores índices de desenvolvimento humano do país, o Estado do RN possui, segundo o MEC, uma das piores educações do Brasil, ou seja, cenário propicio para a fundação de um Museu que inclua socialmente pessoas.

Ciente do poder transformador da arte e acreditando que todo cidadão tem nas mãos a possibilidade de realizar as mudanças que tanto deseja, Cóstackz idealizou e realizou a Mostra Manifesto Mitos e Ícones, que Fundará em 2011 o Museu Auto-Sustentável, que exibirá obras confeccionadas de forma ecológica. A mostra Mitos e Ícones aconteceu em Setembro de 2009 na av. Paulista em São Paulo, recebendo mais de 75 mil pessoas em apenas 40 dias e somando mais de 230 matérias sobre a mostra no Brasil e no mundo. A mostra exibiu 11 releituras de obras clássicas da antiguidade, representadas por 11 ícones do nosso tempo como: Carolina Dieckmann, Dalton Vigh, Carlos Casagrande, Isabela Fiorentino, Fernanda Tavares, Mariana Weickert, Jaqueline Dalabona, Paulo Zulu, a Pricesa Paola d’Orleans e Bragança, Laura Wie, Nany People, Miss Brasil 2009 Larissa Costa e Felipe Cavalheiro, se metamorfosearam em estátuas e pinturas de grande relevância na historia da arte dos últimos milênios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário