10 de set. de 2009

Imposto para combater aquecimento global







França cria imposto para combater aquecimento globalObjetivo é que a população reduza o consumo de energia

O presidente da França, Nicolas Sarkozy, anunciou nesta quinta-feira (10) a criação de um imposto sobre a emissão de dióxido de carbono (CO2), um dos gases que provocam o efeito estufa. Com a medida, a França passa a ser a primeira grande economia do mundo a introduzir a cobrança.
O imposto será implantado de forma gradativa a partir do no ano que vem e vai incidir sobre petróleo, gás e carvão. O governo deverá cobrar 17 euros (o equivalente a cerca de R$ 45) por tonelada de CO2 emitida. O imposto se aplicará a residências e a empresas, mas não a indústrias pesadas e do setor energético que estão incluídas no esquema de comércio de emissões da União Europeia.
Sarkozy disse que os recursos arrecadados com o novo imposto deverão beneficiar os contribuintes por meio da redução de outros impostos e de "cheques verdes", para investimentos em iniciativas ecológicas.
O presidente francês afirma que o novo imposto tem o objetivo de persuadir os franceses a mudarem seus hábitos e reduzirem o consumo de energia.
Na prática, o imposto aumentará os custos dos lares franceses com aquecimento e aumentará o preço dos combustíveis. Críticos da iniciativa dizem que ela é apenas um truque para melhorar o mau estado das finanças públicas. Dois terços dos eleitores franceses dizem que se opõem ao novo encargo, pois temem encontrar dificuldade para pagar contas mais altas.
Segundo o jornal francês Le Monde, o imposto vai cobrir 70% das emissões no país e trazer 4,3 bilhões de euros (o equivalente a cerca de R$ 11,4 bilhões) para os cofres públicos a cada ano.
As informações são da BBC Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário