19 de abr. de 2012

TODO DIA ERA DIA DE INDIO!!!

TODO DIA ERA DIA DE INDIO!!!

Historiadores afirmam que antes da chegada dos europeus à América havia aproximadamente 100 milhões de índios no continente. Só em território brasileiro, esse número chegava 5 milhões de nativos, aproximadamente. Estes índios brasileiros estavam divididos em tribos, de acordo com o tronco lingüístico ao qual pertenciam: tupi-guaranis (região do litoral), macro-jê ou tapuias (região do Planalto Central), aruaques (Amazônia) e caraíbas (Amazônia).
Atualmente, calcula-se que apenas 400 mil índios ocupam o território brasileiro, principalmente em reservas indígenas demarcadas e protegidas pelo governo. São cerca de 200 etnias indígenas e 170 línguas. Porém, muitas delas não vivem mais como antes da chegada dos portugueses. O contato com o homem branco fez com que muitas tribos perdessem sua identidade cultural.


Lamento
Ah! Meu amigo e meu irmão,

Quanta tristeza e desolação...

Todos os dias, tenho que assistir,

A sua lenta destruição!

Meu amigo e meu irmão,

As pessoas não aprenderam,

A respeitar os seus direitos...

E nem a te ver,

Com o coração!

Quantas lágrimas e quanto sangue;

Por um pedaço deste chão!

Quando será, meu Deus;

Que esses valentes;

Não mais tombarão, pelas mãos da injustiça,

da ganância e da corrupção?

Dia do Índio!...

O que comemorar?

A destruição de tuas matas;

A extinção de tua fauna;

De tua raça;

Ou de um sonho, que virou fumaça?

de Pedro Augusto Gomes

Carangola - MG - por correio eletrônico

Nenhum comentário:

Postar um comentário