13 de abr. de 2011

A VIRADA CULTURAL VEM AI... O FUTURO DA MUSICA DEPENDE DO PAU BRASIL.. UMA ÁRVORE A BEIRA DA EXTINÇÃO

A VIRADA CULTURAL VEM AI... CHEIA DE METAL E PAULADA AMBIENTAL...


O futuro da música depende do pau-brasil, uma árvore à beira de extinção.




"A ÁRVORE DA MÚSICA"




No site oficial do IBAMA, o pau-brasil é listado como espécie da flora em perigo de extinção. Encontrado apenas na floresta brasileira, o pau-brasil tornou-se vital para o som dos violinos e outros instrumentos de corda desde os tempos de Mozart.

A música de Beethoven, Brahms, Schubert e seus herdeiros musicais não pode ser executada sem o arco moderno, mas os arcos de alta qualidade somente podem ser feitos a partir da madeira de pau-brasil.

A combinação de rigidez, flexibilidade, densidade, beleza e capacidade de manter uma curva fixa são propriedades que fazem do pau-brasil um material de qualidade e som excepcionais para a fabricação de arcos.

Por gerações, a minuciosa arte de confecção de arcos foi passada de mestre para aprendiz e  pode estar chegando ao fim sem as providências necessárias para a preservação da madeira de pau-brasil.

Desde que foi introduzido pela primeira vez há duzentos e cinquenta anos, archetários (luthiers) e músicos de todo o mundo ainda não tiveram conhecimento de uma madeira de qualidade comparável que pudesse substituir o pau-brasil, conhecido no exterior como madeira de pernambuco.

Das matas brasileiras aos maiores teatros da Europa, "Á ARVORE DA MÚSICA" destaca a importância da preservação da natureza através da estreita relação entre natureza e música, num resgate cultural, histórico e ecológico da árvore que deu nome pais.

 O grupo de heavy metal Sepultura e Orquestra Experimental de Repertório com o Maestro Jamil Maluf  estaram juntos nesta Virada Cultural  de 2011 interpretando à arvore da Musica. Desde meados da década de 1700 o pau-brasil tem sido vital para a fabricação de arcos de violinos muitos outros instrumentos de cordas. Ameaçado de extinção, a falta de pau-brasil vai causar um efeito devastador na música.

Inspirado no documentário e livro "A Árvore de Música" por Interface Filmes, o concerto para brasil terá lugar em São Paulo durante a Virada Cultural 2011.

1000 árvores de pau-brasil vão ser plantadas pelo Instituto Brasil Verde, em nome do show.


Nenhum comentário:

Postar um comentário