7 de fev. de 2011

LEVI´S e a sua Visão Com a Preocupação Ambiental ... Move yourself ... do iT

Cuidados para o nosso planeta: gerenciamento da água





Por mais de 155 anos, a Levi Strauss & Co. tem adotado uma abordagem de “lucros através de princípios” à maneira de fazer nossos negócios. Isso orienta a forma como tratamos nossos funcionários, garante a segurança daqueles que fazem os nossos produtos e dá retorno às comunidades onde operamos. Isso também direciona nosso comprometimento em cuidar do nosso planeta. Como companhia, estamos comprometidos em desenvolver sustentabilidade em tudo o que fazemos, para que o nosso crescimento eficaz ajude a restaurar o ambiente. Do cultivo de algodão à produção do tecido e acabamento de produto, nós dependemos de uma abundância de água para fabricar nossos produtos. Como parte do nosso comprometimento contínuo com a sustentabilidade ambiental, estamos batalhando por estratégias pioneiras para a proteção da água limpa como recurso natural, e focando na redução do nosso consumo geral de água – dos campos onde o algodão é cultivado às lavanderias terceirizadas, e mesmo quando nossos clientes levam o produto para casa. Nossos novos jeans Levi’s® Water < Less são apenas um aspecto de um comprometimento abrangente com a estratégia da água.



 Estabelecendo requisitos para a água limpa

Há muito tempo a Levi´s acredita  na importância do gerenciamento ambiental, escrevendo cláusulas ambientais em nossas inovadoras Diretrizes de Operação e Fornecimento Global em 1991. Em 1995, fomos a primeira companhia de vestuário global a implementar diretrizes rigorosas de qualidade da água – nossos Requisitos Globais de Efluentes (RGE) – para todas as nossas lavanderias e empresas de acabamento terceirizadas.

Esses requerimentos estabelecem níveis máximos de água residual contaminante para todos os nossos locais de fabricação e instalações de fornecedores no mundo todo. Nossas lavanderias e instalações para acabamento terceirizadas devem atender esses requisitos regulamentando sua água residual através de instalações internas de tratamento de esgoto ou descarte para instalações de tratamento de água autorizadas pelo governo ou públicas. Também solicitasse que os  fornecedores submetam regularmente amostras de água residual para análise laboratorial e que relatem os resultados semestralmente.

Em 2009, começou  a estender  Requisitos Globais de Efluentes ao próximo nível de tecelagens e fornecedores de materiais variados, que produzem tecido, fechos, botões e zíperes, fornecendo treinamento e orientação para garantir que nossos padrões para qualidade da água estão sendo aplicados até a cadeia de fornecimento.
NA VISÂO DA LEVI`S
Estender nossos requisitos a fornecedores secundários teve origem em nosso trabalho com o Negócios para a Responsabilidade Social (Business for Social Responsibility - BSR) e outros quatorze líderes da indústria de vestuário através do Grupo BSR de Água Sustentável (BSR Sustainable Water Group). Além do trabalho que fizemos com o BSR, nós também aderimos à Iniciativa de Fornecimento Responsável (Responsible Sourcing Initiative), conduzida pelo Conselho de Defesa do Recurso Nacional (National Resource Defense Council - NRDC). Até o momento, os resultados dessa iniciativa têm sido bastante encorajadores: observamos uma redução de 23% no uso anual de água – ou aproximadamente 112.000 toneladas de água – em uma fábrica piloto.



> Reduzindo nosso uso de água através do algodão sustentável

Em 2007, realizamos uma avaliação do ciclo de vida de um jeans Levi’s® 501® e um Dockers® Original Khakis. Do cultivo do algodão que eventualmente se torna um jeans até a reciclagem desses jeans, o impacto sobre o consumo de água é claro: Mais de 3.000 litros de água são utilizados durante o ciclo de vida de produto completo de um único jeans Levi’s® 501®.

Noventa e cinco por cento dos nossos produtos contém algodão e quase cinquenta por cento da água associada ao ciclo de vida dos nossos produtos é utilizada durante o cultivo e a produção. Em 2008, nós aderimos à Iniciativa para um Algodão Melhor (Better Cotton Initiative - BCI), uma parceria com várias partes interessadas que procura tornar a produção global de algodão melhor para as pessoas que o produzem, melhor para o ambiente onde ele é cultivado e melhor para o futuro do setor. A abordagem da BCI tem como foco a redução do impacto ambiental da produção de algodão enquanto traz benefícios sociais e econômicos de longo prazo aos agricultores, trabalhadores das fazendas, comunidades agrícolas. Até o momento, programas piloto no Brasil, Índia, Mali e Paquistão foram bem sucedidos, e os resultados para a conservação de água são promissores – fazendas participantes no Paquistão obtiveram uma redução de mais de 30 por cento no consumo de água.



> Cuidados para o nosso planeta

No outro extremo do ciclo de vida do nosso produto, 45% da água é utilizada após os consumidores levarem seus produtos para casa. Nós lançamos recentemente uma incrível nova parceria com a Goodwill – Uma Etiqueta de Cuidados para o Nosso Planeta – para espalhar aos consumidores que a maneira como eles cuidam de suas roupas pode ajudar a reduzir seu impacto nas mudanças climáticas. Além de alterar as etiquetas de cuidados em nossos produtos, estamos trabalhando na divulgação aos nossos consumidores promovendo nosso Compromisso da Etiqueta de Cuidados. Os consumidores que quiserem agir podem acessar o site da Etiqueta de Cuidados no www.levi.com/care e comprometer-se a lavar menos, lavar a frio, secar no varal e doar suas roupas ao Goodwill. Sabemos que se os consumidores lavarem seus jeans com menos frequência, poderemos reduzir significativamente a quantidade de água associada aos nossos produtos.


> Apoio através de liderança global

Estamos comprometidos a mobilizar toda a indústria de vestuário rumo a uma maior sustentabilidade, pois sabemos que não podemos fazer isso sozinhos. Nós reconhecemos a importância de trabalhar estreitamente com nossos concorrentes para compartilhar as melhores práticas no gerenciamento da água. Levi Strauss & Co. apóia orgulhosa e ativamente o Mandato de Água da ONU (UN Global Compact’s CEO Water Mandate). Nós aderimos ao CEO Water Mandate como um membro fundador em 2007 e participamos de seu Comitê de Direção, apoiando o trabalho de examinar a interface entre a água e a política pública, e o direito humano à água e ao saneamento. Originado de nossa participação no CEO Water Mandate, Levi Strauss & Co. juntou-se a outras companhias do Mandato em uma carta aos líderes do G-8 na véspera de sua reunião de cúpula no Japão, apelando às nações mais poderosas do mundo que trabalhem ativamente a questão da escassez e disponibilidade de água. Em 2007 e 2008, nós também intercedemos por um grande financiamento ao Ato da Água para o Pobre (Water for the Poor Act), um modelo de como os Estados Unidos financiam e apoiam o acesso à água limpa como um objetivo central da assistência estrangeira americana.

> Reciclagem de água e programas de reutilização inovadores nos fornecedores

Estamos desenvolvendo atualmente novas diretrizes e normas de Reciclagem Reutilização para as nossas empresas de acabamento terceirizadas. A água recuperada pode ser utilizada em nossas empresas de acabamento através de tratamento no local, reciclagem interna ou uso de água recuperada de uma empresa de tratamento próxima. Essa água recuperada pode ser utilizada para paisagismo local, sanitários e sistemas de ventilação e ar condicionado. Ao expandir nossos Requisitos Globais de Efluentes para incluir a reciclagem de água, constatamos que nossos fornecedores são nossos parceiros integrais no atendimento dos nossos esforços relacionados ao consumo de água. Nossos fornecedores demonstraram que eles não somente se preocupam mutuamente com a qualidade da água, mas também adotam programas de reciclagem e reutilização da água. Nós presenciamos em primeira mão o lançamento de um programa piloto de reciclagem de água bem sucedido em um de nossos fornecedores em Torreon, México (http://www.levistrauss.com/blogs/waste-not-want-not).



Para informação mais detalhada sobre o comprometimento da companhia na conservação de água, visite:

http://www.levistrauss.com/sustainability/planet/water

Nenhum comentário:

Postar um comentário