3 de abr. de 2010

Hardcontrol Gestão Ambiental em Controle de Pragas Urbanas

HARDCONTROL

A novíssima área de conhecimento e trabalho intitulada "Gestão Ambiental" vem causando muita confusão entre os especialistas em meio ambiente. A dúvida se inicia com a pergunta, mas afinal o que é Gestão Ambiental?


Para responder esta difícil pergunta, antes de tudo deve ser esclarecido que a Gestão Ambiental possui caráter multidisciplinar, profissionais dos mais diversos campos podem atuar na área, desde que devidamente habilitados.

Antigamente existia uma divisão nítida entre os defensores da natureza (ditos ecologistas) e os que pregavam a exploração irrestrita dos recursos naturais. Com o advento do termo "desenvolvimento sustentável" tornou-se necessária a formação de pessoas com um diferente perfil, profissionais que agregassem a visão ambientalista à exploração "racional" dos recursos naturais, aí surgiram os gestores ambientais.

A Gestão Ambiental visa ordenar as atividades humanas para que estas originem o menor impacto possível sobre o meio. Esta organização vai desde a escolha das melhores técnicas até o cumprimento da legislação e a alocação correta de recursos humanos e financeiros.

A Hardcontrol se apóia neste conceito ,desenvolvendo projetos para o controle de pragas urbanas de maneira adequada , ecologicamente correta e adequada a cada ambiente...



2 comentários:

  1. Olá, sou formando de Gestão ambiental pelo Inst. Superior de Tecnologia de Paracambi/FAETEC-RJ, e ao meu ver, parece que a gestão está ficando somente na filosofia, ou seja, qualquer um se tiver uma especialização, poderá atuar nessa área. Concordo em parte, mas, o que é mais preciso, são profissionais atuantes no setor, CONTRATADOS e atuantes, e não meramente conhecedor da causa e tudo mais. Ao meu ver, nos procuram só para consultoria ou para renovarem suas licenças... As empresas (principalmente) tem de ter essa consciência, para a população também fazer a sua parte, e sermos reconhecidos como profissionais. E olha, nossos professores são na maioria Mestres e Doutores.
    Queremos mais espaço nas empresas, reconhecimento; pois assim poderemos colaborar com estas e atenuar as problemáticas ambientais geradas pelas mesmas.

    Bem... esse é meu pensamento, e se alguém puder colaborar com minha idéia, ou discordar, pode me enviar um e-mail.

    Emerson Chang (emersonrivelino@yahoo.com.br)

    ResponderExcluir
  2. Ah sim, eu também cursei 90% do curso de agronomia na UFRRJ. Será que não poderia atuar também com os meus conhecimentos anteriores e formação em Gestão Ambiental? Meu currículo é 90% Controle de Pragas...

    Acredito que sim, o Gestor Ambiental, pode, tem formação para isso, e deve atuar. Além de nosso Conselho (RJ) ser o CRQ.

    Abraços!

    ResponderExcluir